.
.
inicial
Florais
Dermatologia
Fitoterapicos
Projetos Sociais
Ortomolecular
Literatura
Homeopatia
     
..
.
.......A homeopatia (do grego homoios, semelhante + pathos, doença), foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, e é uma especialidade médica, farmacêutica e veterinária reconhecida pelos Conselhos Federais correspondentes.
.......Para a homeopatia as doenças representam o desequilíbrio de forças internas, que podem gerar sintomas. Por isso, o clínico homeopata analisa seu paciente como uma unidade de corpo e mente. Levando em conta não somente seus sintomas físicos, mas também suas peculiaridades, seu comportamento, seus medos e personalidade.
.......Os medicamentos homeopáticos são elaborados utilizamdo-se uma técnica especial denominada Dinamização, quando após diluições são efetuadas sucussões ritmadas. Dinamizações sucessivas permitem a liberação do que chamamos de informação homeopática, tornando o remédio capaz de organizar a energia vital do indivíduo doente. Os medicamentos são ministrados em doses infinitesimais, que quando corretamente empregadas tem a informação medicamentosa suficiente para o reestabelecimento da saúde. A dinamização ainda permite diminuir eventuais efeitos tóxicos da substância original e aumentar seu poder curativo.

Segundo Samuel Hahnemann, são 4 os princípios fundamentais da Homeopatia :

1. Lei dos semelhantes
Uma idéia bastante antiga, muitos séculos antes de Hahnemann, já se falava desta teoria. Hipócrates, o pai "pai da Medicina", já tentava a cura dos males com semelhantes. Associava-se o formato, cor, etc, e principalmente a intuição às características da doença, na tentativa de curá-la.

Foi Hahnemann, porém, que desenvolveu bases para a utilização da Lei dos Semelhantes com métodos científicos. Como já vimos, ele experimentava as substâncias, anotava os efeitos despertados no organismo e passava a utilizar as mesmas em doentes com sintomas semelhantes aos observados no estudo.

2. Experimentação no homem
Ao invés de testar as drogas em animais ou em teste laboratoriais, Hahnemann selecionou voluntários em perfeita saúde (para não haver interferência de outras doenças já existentes) para experimentar as substância e descrever com precisão os sintomas (inclusive os mentais) obtendo assim o "retrato" de cada medicamento.

3. Dose mínima
Sabendo do perigo do uso de grandes quantidades de plantas tóxicas e venenos, Hahnemann preferiu usar sempre doses bem pequenas de medicamentos, para que somente o efeito benéfico aparecesse durante o tratamento.

4. Remédio único

Hahnemann e seus voluntários experimentavam uma droga de cada vez, para não mascarar seus efeitos no organismo sadio. Ele não admitia que no processo curativo o médico misturasse duas ou mais substâncias ao mesmo tempo, pois achava que o resultado era imprevisível, uma vez que o doente já estava bastante enfraquecido pela doença em si.

Envolvido pela teoria da Energia Vital, Hahnemann achava que o seu método ainda não estava completo, faltava um componente dinâmico, que combinasse com a sua idéia de movimento. Sempre atento aos detalhes do tratamento dos seus pacientes, notou que, quanto mais afastado ficava o domicílio dos enfermos, mais rápidos e eficazes se mostravam os medicamentos. Qual a ligação entre a distância e a eficácia dos remédios homeopáticos? A única diferença entre o medicamento do doente que residia próximo para o medicamento do doente que residia distante era o sacolejo que os remédios sofriam devido ao galope do cavalo durante o trajeto.

Com sua conhecida inteligência, Hahnemann aperfeiçoou esta teoria e criou a Dinamização, método obrigatório na preparação do medicamento homeopático, pois uma vez que todo o processo de Saúde, Doença e Cura é dinâmico, o remédio homeopático também deveria sê-lo. Assim toda vez que o remédio homeopático é preparado, ele passa pela dinamização, ou seja, diluições seguidas de 100 sucussões (batidas fortes e ritmadas) para despertar a energia contida na substância presente.

Continuando com seu brilhante trabalho até o final de seus dias, Samuel Hahnemann esforçou-se em atender as necessidades dos doentes que o procuravam, e seu sucesso se espalhava pelos países próximos

Hahnemann curou muitos doentes até morrer de velhice aos 88 anos, deixando 11 filhos de 2 casamentos, mas deixou esta maravilhosa lição de vida que foi rapidamente difundida para outros continentes e chegou até os dias de hoje comprovando a sua eficácia.
 

..
A Homeopatia
Samuel Hahnemann
Homeopatia no Brasil

Serviço de Atendimento Público

Sua Obra mais importante

O Organon da Arte de Curar

 

.
©2009 Cósmica Homeopatia & Manipulação